terça-feira, 27 de março de 2012

Imposição do poder

Devemos identificar e ter cuidado com situações e idéias que surgem dentro das relações interpessoais e que aparentemente parecem simples, mas que possibilitam o surgimento de problemas, como o estabelecimento e imposição do poder (influência ou dependência) de uma pessoa sobre a outra de forma direta ou até mesmo indireta, sem o consentimento desta (claro!!).
 Quando a questão, ora abordada aqui, é identificada faz-se necessário que se discuta a mesma a fim de por termo, antes que o conflito possa surgir e antes mesmo que vire hábito ou vício. Enxergar a situação que está além do nosso alcance de percepção ou que está oculta por detrás de algo requer habilidade e discernimento do indivíduo. Para avançarmos numa relação onde o objetivo é a felicidade ou uma relação sadia, devemos eliminar todos os tipos de disputas e imposições, sejam elas sutis ou não.
A disputa ou a imposição de poder nas relações é feita muitas vezes através de pequenas e sutis gentilezas que passam desapercebidas pela maioria das pessoas, que as aceitam sem nenhuma reflexão. Essas pequenas gentilezas que aparentemente pareciam boas ou inofencivas, se revelam posteriormente favoráveis àquele que detém o poder, subjugando o outro num momento de conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário